27 de julho de 2008

Locais desta semana...

Quais os lugares que você esteve esta semana?
Vou escrever sobre alguns deles, os que eu recomendo uma visita....
Igreja de Santo Antônio na praça do Patriarca. Construída em 1592. Reedificada em 1717, 1747 e em 1899. É uma das mais antigas do centro de São Paulo. Lá foram celebrados vários casamentos importantes dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX e XX. Milhões ou bilhões de orações de moças e rapazes para Santo Antônio. Linda, pequenina, de nada lembra a estonteante Catedral da Sé. Com jeito de capela, somente duas fileiras de bancos voltados ao altar principal, cujos altares laterais são riquíssimos, com pinturas de pó de ouro em todos os detalhes, resplandece a riqueza da época em que era a Igreja onde a nata da sociedade se reunia. Hoje, com todos estes detalhes, trás na figura de Santo Antônio a humildade e uma sensação comum à maioria das Igrejas, paz, tranqüilidade, equilíbrio, igualdade, conforto, compaixão.
Ao entrar no Theatro Municipal de São Paulo fica impresso no rosto de cada visitante de primeira viagem, como nos mais experientes, como é expressivo o local. Imponente por fora e excepcionalmente belo por dentro. Requinte em todos os detalhes. Nos vitrais, na escadaria, nas esculturas, nas varandas. Que lugar carregado de história. Não só as que lá foram contadas, mas as histórias de quem por lá passaram. Histórias diferentes, histórias reais e irreais, tudo se mistura. O cartão postal da cidade faz jus ao seu reconhecimento. As obras de construção se iniciaram em 1903 e duraram cerca de 8 anos. Muitos espetáculos foram apresentados desde então, foi o palco principal da Semana de Arte Moderna de 1922. Na platéia, foyers, camarotes, lugar para 1580 espectadores. Muitas personalidades, entre reis, rainhas, presidentes, artistas, atores, músicos, bailarinas, famosos de várias épocas pisaram lá. E muitos apreciadores de artes também. Hoje em algumas situações o Teatro ainda quebra tabus e trás apresentações gratuitas. Era o teatro da alta sociedade e hoje também é o teatro para o povo, cuja beleza está lá para todos.
Andei, ou melhor, fiquei parada na primeira escada rolante de São Paulo ainda em funcionamento. Desde 1955 leva as pessoas do Anhangabaú ao viaduto do Chá, com comodidade. O lugar onde ela está, para não divergir da cidade, é enorme. Lindo.
Outros lugares, não pouco importantes, talvez menos impressionantes, como a Rua Direita, Viaduto do Chá, Largo do Paissandu, Igreja do Paissandu, Galeria Olido, Bar da Brahma... Esses foram alguns dos lugares que estive na quarta feira.
Quantas pessoas também estiveram lá na quarta e quantas já passaram por lá em todo esse tempo que São Paulo abriga milhões de pessoas.
Quantas vidas, histórias, sentimentos, pensamentos esses lugares efemeramente abrigaram.
Quantos olhares impressionaram.
Quantas histórias já passaram.
Quantas realidades testemunharam.

Um comentário:

Maria Joana disse...

Querida Realidade Paralela,
Realmente o Teatro Municipal de São Paulo é fantástico. Ao entrar lá tive a impressão de ter me tele-transportado para uma outra realidade, linda, nova e ao mesmo tempo antiga. Os outros locais não conheço, mas quem sabe podemos visitá-los qualquer dia desses...
beijos e boa semana, Maria Joana.