2 de julho de 2008

Mundo animal

Peço desculpas, inicialmente, pela minha ausência nessas semanas, mas a minha realidade atual tem me tomado todo o tempo real disponível para qualquer outra atividade. Não foi por falta de idéias, talvez eu seja uma péssima administradora de blog, ou melhor, de tempo.
Tempo, eis o conceito real de algo mensurável, porém abstrato e totalmente dependente de uma referência. Tempo, tempo, tempo... um assunto que renderá algumas postagens neste blog. Mas não hoje.
Hoje venho com novas concepções, pois foram novas coisas que aprendi neste tempo que fiquei ausente.
Aranhas que tecem teias e as usam como redes!!! Sim, aranhas, artrópodes conceituados por nós, humanos como seres desprovidos de inteligência. Mas lançar uma rede em um objeto que lhe servirá de alimento, não é inteligente? Não é o uso de um artigo, artefato, ferramenta? Como o observado em alguns primatas, e lógico cães domésticos!!! Mas a distância dos artrópodes aos cordados, aos carnívoros e ainda aos primatas é muito grande!!! E agora vem a parte mais interessante: ela mesma, a aranha, produz a matéria prima e confecciona a partir dela seu instrumento de caça. Mais incrível por ser um líquido armazenado em glândulas chamadas de fiandeiras que tomam a forma sólida em contato com o ar, podem ser de composições variadas, dependendo da utilidade a que se destine. Por ser algo que desconhecia até os meus 28 anos, achei bárbaro, porque provavelmente elas fazem isso desde muito antes de Cristóvão Colombo aportar na América no dia 12 de outubro de 1492. Isso que ele se perdeu, né? Achou que tinha dado a volta ao mundo, mas isso é uma outra realidade que não me cabe discutir.
Outra super novidade (pelo menos para mim) do mundo animal que me deixou também muito fascinada foi a capacidade de uma espécie de escorpião do deserto em ser congelado (no freezer – era a experiência do pesquisador) em um bloco de gelo e depois descongelado com o calor do sol. E pasmem, ele saiu andando!!!! Sim, eles tem a capacidade de se congelar e descongelar logicamente pela grande variação de temperatura diária de um deserto, mas ver isso, claro que pela TV, foi bizarro e para mim é a descrição de uma realidade paralela. Já ouviu falar em alguma criogenia de seres adultos que deu certo? Então, agora ouviu. É um fato limítrofe entre realidade paralela e ficção científica.
Agora eu pergunto: E o que você faz com o seu corpo? O ser humano tão evoluído com seu raciocínio nada rudimentar não passaria da primeira semana se alguém não o pegasse no colo, colocasse no peito e limpasse sua bunda. Se alguém não lhe ensinasse como fazer as coisas, conseguiria aprender tudo sozinho? De onde vem esses ensinamentos, esse instinto tão primoroso dos animais? E o que você faz com sua capacidade mental, o que você faz com seu conhecimento?

Nenhum comentário: